Quatorze startups brasileiras fizeram parte do grupo selecionado pelo programa StartOut Brasil, enviado para uma missão de internacionalização em Paris entre 3 e 8 de Dezembro de 2017. Essa foi a primeira viagem oficial promovida pelo programa do governo federal, destinado a promover a internacionalização de startups (nome dado a empresas iniciantes com proposta ou produtos inovadores, geralmente na área de tecnologia).
Entre as 5 melhores qualificadas para a missão, e premiada com as passagens aéreas, está a N2N Virtual, plataforma que permite a qualquer pessoa criar e gerenciar seu próprio marketplace (shopping virtual) com baixo custo, agilidade e suporte tecnológico.
Erica Castilho, CEO da N2N Virtual, conta que o programa foi essencial para realização de pesquisa e validação de mercado na França. Ela foi capaz de conhecer o ecossistema para startups em Paris, com visita a incubadoras, aceleradoras e programas de fomento a startups, além de realizar reuniões diretas com possíveis parceiros para revenda do produto. Voltou com entendimento suficiente das adaptações que serão necessárias em sua solução para montar a estratégia de exportação para França, além de ter entendido melhor a cultura local e necessidades dos clientes. Erica relata que essa semana de trabalho poupou um grande capital que poderia ter sido aplicado em um caminho errado caso não validasse o mercado diretamente. Ela acha muito válido para empresas que estão pensando em globalização realizar este tipo de missão junto ao governo, pois muitas portas são abertas pelos agentes que organizam o evento.
StartOut Brasil
O StartOut Brasil selecionará, por ciclo de imersão, até 15 startups com potencial de internacionalização para participar de missões no exterior. As empresas terão acesso à consultoria especializada em internacionalização, mentoria com especialistas no mercado de destino e treinamento de pitch. Além disso, durante a missão, cumprem agenda de trabalho montada para promover a prospecção de clientes e investidores e a conexão a ambientes de inovação. Nos últimos dias da missão, é realizado um demoday para investidores. Quando retornam ao Brasil, as empresas terão apoio para definir sua estratégia de internacionalização e realizar a efetiva instalação no mercado-alvo (softlanding).
No ano que vem, serão realizadas quatro missões de internacionalização. Em maio, as startups brasileiras terão a oportunidade de conhecer o ambiente de inovação de Berlim. No segundo semestre, as empresas irão a Miami e Lisboa, em agosto e novembro.