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N2N Virtual firma parceria de pesquisa com universidade americana

Em uma parceria inédita entre uma empresa brasileira de tecnologia para e-commerce e uma das maiores universidades dos Estados Unidos (University of Central Florida (UCF)), a N2N Virtual, plataforma que permite a qualquer empresa criar e gerenciar seu próprio marketplace (shopping virtual), está realizando estudos sobre comportamento do e-consumidor visando impulsionar as vendas dos marketplaces.

A UCF foi fundada em 1963, sendo uma universidade de pesquisa emergente que foi premiada como uma das 10 universidades mais inovadoras dos Estados Unidos pelo U.S. News & World Report, e ranqueada como universidade de melhor valor agregado pela Kiplinger e Forbes.

No final de 2018 as operações da N2N Virtual foram expandidas para o mercado dos Estados Unidos e desde então já atenderam clientes como Bauducco, Iberia, Zaxys, Autospin, entre outros.  A partir de Julho, o departamento de pesquisa foi criado em conjunto com a UCF para melhorar ainda mais o software que oferecem e trazer mais valor aos seus clientes, aos varejistas que desejam lançar marketplaces e também aos shoppings centers (que contam com uma solução diferenciada da N2N Virtual).  

O estudo está acontecendo na Escola de Business Administration, junto a renomados Doutores de Marketing, na maior unidade da UCF que fica em Orlando, Flórida, e é aplicado pela co-fundadora da N2N Virtual, Erica Castilho.  

Erica tem mais de 15 anos de experiência em tecnologias para e-commerce, tendo desenvolvido na N2N Virtual trabalhos premiados pelos governos britânico, brasileiro e francês. Em seu trabalho altamente qualificado e desenvolvido de forma única, ela tem pesquisado desde 2014 sobre as tendências do mercado de marketplace ao redor do mundo, e trazido inovações maravilhosas para o mercado brasileiro, que tem sido implementadas pela equipe de desenvolvimento, gerenciados pelo seu sócio Junior Grão, especialista em desenvolvimento de software.  Junior tem ampla experiência em projetos de e-commerce, tendo gerenciado e sido um grandioso colaborador na implantação dos softwares do Walmart Brasil, Polishop Brasil e outras grandes marcas.  

E se você deseja ajuda para lançar ou crescer o seu marketplace, entre em contato conosco: comercial@n2nvirtual.com.br ou ligue para 21-2674-8254.

5 ações de atração de público para gestores de marketplaces

Se você é gestor de um marketplace ou shopping virtual, você já deve ter em mente o quanto é importante atrair os consumidores e também os vendedores (sellers) para o seu marketplace.  Uma das formas de fazer isso com pouco recurso é investir em geração de conteúdo de qualidade e que seja de interesse do seu público. Por esse motivo, vou listar aqui 5 ações de atração de público para gestores de marketplaces, algumas delas inclusive foram citadas por Kevin Harrington, empresário e ex Shark Tank no evento Jornada Empreendedora em Orlando, Estados Unidos.

 

  • Criação de artigos em blogs, vídeos ou podcast
    Pense em assuntos que irão atrair o seu público e crie um conteúdo de qualidade que eles gostarão de assistir ou ouvir. Por exemplo, se você quer vender para mães, vale muito a pena falar sobre dicas de cuidados com os filhos, a evolução em cada idade, entre outros.  Eu pessoalmente não tenho hábito de ouvir podcast, mas se o seu público alvo tem esse hábito é uma excelente forma de você alcançá-los, além de ser muito acessível. Trace as metas e estratégias de alcance do seu marketplace e converse com a sua equipe de marketing ou a sua agência digital para operar o seu projeto;

 

  • Entrevistas para mídia
    Seja no rádio, televisão ou revistas, verifique onde está o seu público alvo, o que ele assiste, ouve ou que gosta de ler e analise as opções de onde vale a pena que seu marketplace apareça.  Faça envio de pautas para as mídias anunciando novos lançamentos do seu marketplace ou eventos que estão proporcionando. Uma boa assessoria de imprensa poderá te auxiliar nesse processo;

 

  • Criação de entrevistas com experts
    Ofereça nos seus canais entrevistas com experts sobre assuntos interessantes ao público do seu marketplace.  Esse item é importante para troca de seguidores. Por exemplo, se você tem um marketplace de moda masculina, vale a pena entrevistar uma consultora de imagem masculina para dar dicas sobre como se vestir.  Com isso, ela fará a divulgação do seu marketplace nos canais dela e você poderá fazer a divulgação dela também.

 

 

  • Ofereça palestras 

Entenda exatamente que tipo de evento o seu público participa e forneça palestras com assuntos relevantes.  Por exemplo, se você tem um marketplace de produtos para casamento, vale a pena palestrar numa expo noivas. Muitas vezes palestrar é melhor do que ter um stand no evento, pois boa parte do público vai aos eventos para ouvir palestras e não para visitar os stands.

 

  • Junte-se a grupos em redes sociais
    Converse com a agência que gerencia as suas redes sociais para que seja feito o trabalho de captura de leads através dos grupos.  Divulgue seus posts nos grupos que seu público alvo costuma seguir, sempre com conteúdo que seja interessante para leitura deles. Isso vai ajudar o seu marketplace a alcançar pessoas que ainda não conhecem a sua marca.

 

E se você precisar de ajuda para montar as estratégias do seu marketplace, basta entrar com contato com comercial@n2nvirtual.com.br ou no telefone 21-2674-8254

N2N Virtual foi nomeada ao prêmio de melhor plataforma de e-commerce

A N2N Virtual, plataforma de e-commerce com foco em criação e gerenciamento de marketplaces de nicho, foi nomeada ao prêmio de melhor plataforma de e-commerce em 2019 pela ABCOMM ( Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

A N2N Virtual lançou sua solução tecnológica para marketplaces voltada para B2B2C, ou B2B2B em 2016, e validou o MVP (mínimo produto viável) com 700 empresas.  Agora já conta com dezenas de marketplaces lançados e está em tração do seu negócio. A marca já participou de programas como Iniciativa Jovem da Shell, incubação na IETEC da CEFET/RJ, Inovativa Brasil e StartOut Brasil e premiações para participação de missões empresariais para o Vale do Silício, Londres Tech City e Paris. Com posicionamento global, a plataforma já foi lançada para funcionar em qualquer língua e qualquer moeda, e já tem presença no Brasil, Estados Unidos e na África.

Erica Castilho, CEO da empresa, também foi nomeada ao prêmio de melhor empreendedor digital, também pela ABCOMM.  Ela conta que é uma grande honra ser nomeada a um prêmio tão significante e concorrer com empreendedores super experientes e donos de multinacionais bilionárias.  Para ela, só o fato de ser nomeada já é um grande reconhecimento na sua carreira, e o fato da N2N Virtual estar concorrendo como melhor plataforma corrobora sobre o grande trabalho que sua equipe tem desenvolvido.

A ABCOMM  surgiu da necessidade do setor em ter uma voz ativa junto às instituições governamentais. Ela reúne representantes de lojas virtuais e empresas nas áreas de tecnologia da informação, organização de eventos, portais de notícias e serviços de marketing para trocar experiências e abrir espaço para que micro e pequenas empresas tenham participação nas discussões sobre o mercado digital brasileiro, defendendo os interesses dos empresários digitais junto aos órgãos públicos.

O prêmio da ABCOMM está em sua quinta edição, e acontece anualmente premiando os cases, empresas e profissionais que mais se destacaram no cenário do e-commerce, marketing digital e redes sociais.  É uma forma de reconhecer o árduo trabalho de um setor que não pára de crescer.  

O prêmio conta com uma etapa de indicação, uma etapa de votação popular que vai até o dia 08/04 pelo site da ABCOMM e no dia 16 de abril de 2019, os três primeiros lugares de cada categoria, receberão o troféu na cerimônia de premiação, em São Paulo.  Para votar na Erica Castilho como melhor empreendedora digital clique aqui e na N2N Virtual como melhor plataforma de e-commerce clique aqui.

Como criar uma experiência humana através de marketplaces

Atualmente estamos vivendo numa era em que inovação, disrupção e novas tecnologias são de ampla importância para gerir negócios, aumentar a produtividade e eficiência das empresas.  Um dos exemplos de como a tecnologia ajuda nesses quesitos é no caso do e-commerce, que trouxe processos que antes eram totalmente manuais e feitos de forma presencial para o meio digital.  Embora a compra online no e-commerce traga segurança, agilidade, comodidade e muitas vezes redução de custo, é sabido que o processo online acaba distanciando as marcas dos clientes, trazendo um atendimento muitas vezes impessoal.  Os gestores de marketplaces precisam sempre se atentar ao fato que durante a compra online os consumidores não tem um vendedor para tirar dúvidas. Então a simpatia, carisma e bom atendimento do vendedor que muitas vezes fideliza o cliente não existe nesse caso.  

 

Um dos temas tratados durante a NRF 2019 (uma das maiores feiras de varejo da América) é como criar experiências humanas de um jeito inteligente e autêntico para os consumidores, o que reitera a importância do assunto para quem tem seu próprio marketplace.  Para ajudar os gestores de marketplaces a criarem marcas que tocam emocionalmente o cliente, eu escrevi este artigo com dicas para criar uma experiência humana através dos marketplaces, ou shoppings virtuais. Entre cases que conheço que ajudam a trazer essa pessoalidade da marca para os consumidores citarei a seguir as cinco ações que acho mais relevante.

 

 

  • Carta de agradecimento

Enviar uma carta de agradecimento para o seu cliente, preferencialmente escrita a mão, é uma excelente forma de mostrar o quanto você se importa.  O ideal é que essa carta seja enviada junto ao produto, mas como o gestor do marketplace não cuida da logística de entrega ele pode realizar esse envio alguns dias após a compra.  Essa carta também pode ser aproveitada para enviar um cupom de desconto para uma próxima compra, e melhor ainda se já conseguir que o cliente visite um link para uma pesquisa de satisfação para receber esse cupom.

 

 

  • Embalagem personalizada

Imagine realizar uma compra no e-commerce e receber na verdade um presente no seu endereço?  A ideia é exatamente que o consumidor receba o que comprou em uma embalagem com decoração diferenciada, papéis em volta e com cheirinho gostoso dentro da caixa.  Mesmo que o cliente tenha comprado algo para ele, ele acaba se sentindo presenteado. Como gestor do marketplace, você também não consegue fazer o envio diretamente, contudo pode treinar os seus vendedores a criar esse procedimento, e pode até enviar as embalagens com a sua marca para eles.

 

 

  • Bolo de aniversário

Uma estratégia de growth hacking de uma empresa foi realizar o envio de um pequeno bolo no aniversário para seus consumidores. Esse ato vai mostrar ao seu cliente o quanto você se importa com eles.  A empresa relatou que houve aumento de satisfação e de vendas com essa campanha.

 

 

  • Cartão presenteável

A empresa Hallmark Greetings criou uma campanha de programa de fidelidade chamada Free Card Fridays, onde atraia os clientes para as lojas e dava cartões para serem presenteados a outras pessoas.  Falando sobre omni-channel é uma excelente forma de atrair o público do seu marketplace para os espaços físicos. Além disso, você também pode realizar o envio dos cartões dentro da caixa do produto como um símbolo da importância de amizade para a empresa.

 

  • Apoio a comunidade

A empresa Levi’s atua oferecendo amplo apoio a comunidade local, não apenas através de doações mas também apoio moral em manifestações e outras ações organizadas pela comunidade.  Esse tipo de ação trouxe muita mídia espontânea para a empresa, além de conseguir conquistar simpatia dos moradores.
Outra ação interessante nesse sentido é do restaurante Ihop na Flórida. Estados Unidos.  Esse restaurante fez uma campanha para realizar doações para o hospital infantil local. O valor total doado pelos consumidores era revertido em um cupom de desconto para uso no próprio restaurante em caso de retorno em até 30 dias.  Ou seja, todo o valor doado era coberto pela empresa.
Pense agora em como seu marketplace pode ajudar a comunidade local e ainda conseguir humanizar a marca para seus consumidores.  Esse é o tipo de campanha que considero oferecer melhor benefício para todos os lados.
 

E para as empresas interessadas em crescer o negócio através de marketplaces, fale com um dos nossos consultores ou acesse o nosso trial gratuito por 10 dias.  

 

Sobre a autora

Erica Castilho, CEO da N2N Virtual

CEO da N2N virtual com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de software para e-commerce em grandes empresas.  Palestrante sobre marketing digital, e-commerce e empreendedorismo. Mestre em Informática com ênfase em gerência de projetos pela UFRJ, bacharel em Sistemas de Informação, especialista em Marketing Digital.  Nomeada ao prêmio de melhor empreendedora digital de 2018 pela ABCOM.

 

O novo modelo de SAC para marketplaces

O Brasil está mudando a forma como trata o cliente com customer experience (sucesso do cliente) e engajamento.  Essa é a análise do Matheus Borges, executivo de contas da Zendesk, startup dinamarquesa com sede em São Francisco, USA, que possui mais de 11 anos de história e criou uma unidade no Brasil há 4 anos.  Ele informou que a empresa resolveu investir muito no Brasil pois a América Latina é a região que mais cresce em número de negócios no mundo.

 

E para seguir esse novo modelo de comunicação com o cliente, os gestores de marketplaces também precisam adaptar e melhorar os seus processos internos.  Por isso, eu escrevi esse artigo com algumas dicas de como o marketing, vendas, pós vendas e o time de suporte devem interagir com os clientes do seu marketplace.

 

O primeiro ponto a ser levado em consideração é que o mercado brasileiro mudou para um novo formato de SAC (serviço de atendimento ao cliente) com uso do customer experience (experiência do cliente) e customer success (sucesso do cliente) e a grande oportunidade é que toda equipe do marketplace passe a focar no cliente juntamente com toda a área de negócio.    Para implementar com qualidade no seu marketplace o customer success, vale a pena ler o nosso artigo 6 passos para encantar o cliente no seu marketplace através do Customer Success.

 

Lembre-se que desde o primeiro email já começa a jornada de experiência do cliente com a empresa.  O novo SAC não é reativo, mas tudo foca e centraliza no desejo do sucesso do cliente. Para auxiliar nesse processo, as ferramentas de CRM (customer relationship management) ajudam o segmento de marketing dos negócios de marketplace com diversos canais como chat, telefone e email.   

 

Um dos pontos de ampla importância no CRM é que precisa entregar uma central de atendimento e custo de serviço com inteligência artificial para que o cliente do marketplace receba atendimento o mais rápido possível.  Outros recursos que auxiliam a manter um atendimento de qualidade para o cliente do marketplace são o uso das ferramentas em cloud (nuvem), integrações com diversos sistemas, facilidade para consolidar informações e auxiliar na produtividade e experiência de atendimento do marketplace.  

É importante também que os funcionários dos negócios de marketplace sejam capacitados e treinados nos novos procedimentos de customer experience e customer success, pois as ferramentas precisam ser configuradas e manejadas corretamente para oferecer o sucesso nos processos.   Aproveite e visite a N2NSchool para conferir os cursos disponíveis para sua equipe sobre gestão de marketplaces.

 

E para as empresas interessadas em crescer o negócio através do e-commerce, fale com um dos nossos consultores ou acesse o nosso trial gratuito por 10 dias.  E nossos clientes também podem aproveitar nosso programa de benefícios para contratar o CRM da Zendesk com um desconto muito proveitoso.

 

Sobre a autora

Erica Castilho, CEO da N2N Virtual

CEO da N2N virtual com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de software para e-commerce em grandes empresas.  Palestrante sobre marketing digital, e-commerce e empreendedorismo. Mestre em Informática com ênfase em gerência de projetos pela UFRJ, bacharel em Sistemas de Informação, especialista em Marketing Digital.  Nomeada ao prêmio de melhor empreendedora digital de 2018 pela ABCOM.

4 dicas de vendas para melhorar o processo de conquista de parceiros do seu marketplace

Todo marketplace passa sempre pelo mesmo processo: quem devo buscar primeiro, parceiros ou clientes?  Nós já respondemos essa pergunta no N2NTalks na entrevista sobre estratégia de atração do seu marketplace (assista o vídeo aqui), e nesse artigo vamos ensinar um pouco sobre o processo de controle de relacionamento com os sellers (vendedores) do seu marketplace durante a fase inicial, de “venda” da parceria, que se assemelha muito ao processo de CRM (Customer relationship management) tradicional, onde se faz a gestão do relacionamento com o cliente (nesse caso o seu cliente é o vendedor que você deseja trazer como parceiro para o seu marketplace).

Esse artigo foi escrito para profissionais que já tiveram experiência prévia com o fluxo de venda de serviços.  Caso você fique com dúvidas, sugerimos estudar um pouco mais sobre marketplace no nosso blog, ou buscar informações específicas sobre CRM.

 

 

1 – Organize o funil de vendas

 

Um ponto importante é que seu funil de vendas precisa tangibilizar a estratégia de atração de parceiros do seu marketplace.  Para que isso ocorra é ideal se trabalhar com funis separados de self service (onde o cliente se torna parceiro do seu marketplace sozinho), inside sales (vendedor interno) e field sales (vendedor externo ou de campo).  Na N2N Virtual nós já criamos no seu marketplace uma área onde o gestor informa as regras para se tornar parceiro vendedor, o próprio seller se cadastra e cuida da operação de cadastro de produtos, estoque e acompanhamento de pedidos.  Nesse caso, o processo de self service já está coberto.

Cada etapa do seu funil de vendas pode ter várias atividades e para que a etapa seja completa deve ter um entregável.  É recomendável criar um checklist das atividades a serem feitas em cada etapa.

 

 

2 – Analise a necessidade do Pré vendas

 

Vale a pena analisar a necessidade de se manter um SDR (sales development representative).  O papel do SDR é realizar o pré venda, selecionando os leads que são mais interessantes e qualificados para repassar ao vendedor da sua empresa.  Tome cuidado contudo em manter uma estratégia diferente para os parceiros em potencial do seu marketplace que são maiores ou mais relevantes para o negócio. Os sellers maiores precisam receber contato mais rápido. Nesse caso, o lead não deve passar pelo SDR, mas ser encaminhado direto para vendas.

 

 

3 – Desista dos leads que gastam energia

 

Toda negociação precisa ter um deadline (prazo final de negociação).  Mantenha um procedimento padrão para os leads que estão na dúvida, não apresentam resposta ou estão demorando muito no contato sobre se tornar parceiro do seu marketplace.  Esses devem ser marcados como “perdidos” e encaminhados de volta para o marketing.

 

4 – Análise do pós vendas
Não adianta ter processo e métrica se as informações não são acompanhadas.  No procedimento de pós vendas dos parceiros do seu marketplace é necessário analisar o motivo de perda do lead, criar metas intermediárias sobre o número de visitas / reuniões, etc.  

Lembre-se também que a taxa de conversão é a principal métrica do setor de vendas.  Olhar a taxa de conversão em cada Estado ajuda a definir quem tem maior potencial de retorno e investir nas regiões que vendem mais.

Após o período de análise é importante uma reunião entre marketing e vendas para estabelecer as ações de melhorias.

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Para quem está interessado em aumentar as vendas, sugerimos o livro “Como realizar um pitch matador” que pode ser adquirido aqui.

 

E para quem gosta de atuar com vendas e deseja se tornar um empreendedor digital com ganhos de acordo com a meritocracia e um produto inovador, conheça nosso programa de parceria aqui.

 

Sobre a autora

Erica Castilho, CEO da N2N Virtual

CEO da N2N virtual com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de software para e-commerce em grandes empresas.  Palestrante sobre marketing digital, e-commerce e empreendedorismo. Mestre em Informática com ênfase em gerência de projetos pela UFRJ, bacharel em Sistemas de Informação, especialista em Marketing Digital.  Nomeada ao prêmio de melhor empreendedora digital de 2018 pela ABCOM.

 

KPIs que devem ser acompanhados de perto por marketplaces e e-commerces no geral

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho. Cada ramo de negócio tem seus KPIs mais importantes, e nesse artigo irei apresentar os indicadores que devem ser acompanhados pelos negócios de e-commerce, tais como lojas virtuais ou marketplaces (os shopping virtuais).

 

  • KPIs referente ao produto (vendedor)

 

Entre as métricas chaves para serem acompanhadas nesse segmento estão: percentual de produtos publicados, percentual de produtos com estoque, percentual de produtos com visitação e % de produtos com venda.  Essas informações vão auxiliar o gerente de e-commerce a criar a estratégia de quais produtos merecem maior investimento e esforço para vendas.

Outros indicadores que também são importantes são:  ciclo de vida do produto, giro de estoque, venda média diária e cobertura de estoque (saber quando o produto vai acabar).  Essas informações auxiliam no planejamento do estoque e compra de novos produtos, além do cálculo de perda que se gera pela demora de venda no produto.

Lembrando que existem vários marketplaces que não realizam venda de estoque próprio, apenas fazem a intermediação entre diversos sellers (vendedores).  Para esse modelo, quem deve controlar essas KPIs é diretamente o vendedor e não o marketplace.

 

  • KPIs referente ao setor comercial

 

Quem atua diretamente na área de vendas precisa acompanhar o GMV (Gross Merchandise Volume) , evolução de pedidos, variação sazonal, taxa de conversão, ticket médio e venda por canal.

Essas informações auxiliam no planejamento de vendas e marketing, e precisam ser acompanhadas diretamente pelo gestor do marketplace ou do e-commerce.

 

  • KPIs referente ao SAC (setor de atendimento ao cliente)

 

Entre os KPIs que precisam ser acompanhados pelo SAC estão: taxa de contato, taxa de reclamação, avaliação do atendimento, número de chamados em aberto e tempo de resposta.  Boas ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) voltadas para SAC já oferecem esses dados, que ajudam na gestão do customer success (sucesso do cliente).

No programa de benefícios da N2N Virtual temos como ferramenta parceira a Zendesk, com desconto exclusivo para nossos clientes. Confira aqui.

 

  • KPIs referente ao setor financeiro

 

Ciclo de caixa, margem do produto, mix de margem, custo de antecipação e parcelamento médio/categoria são KPIs que precisam ser acompanhadas pelo setor financeiros dos vendedores (sellers).  Essas informações auxiliam a ter um fluxo de caixa saudável, possibilitando negociações com fornecedores quando necessário.

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E para quem deseja se tornar um empreendedor digital com ganhos de acordo com a meritocracia e um produto inovador, conheça nosso programa de parceria aqui.

 

Sobre a autora

Erica Castilho, CEO da N2N Virtual

CEO da N2N virtual com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de software para e-commerce em grandes empresas.  Palestrante sobre marketing digital, e-commerce e empreendedorismo. Mestre em Informática com ênfase em gerência de projetos pela UFRJ, bacharel em Sistemas de Informação, especialista em Marketing Digital.  Nomeada ao prêmio de melhor empreendedora digital de 2018 pela ABCOM.

 

N2N Virtual lança unidade nos Estados Unidos

O mercado americano é de longe um dos mais promissores quando se trata de e-commerce.  Haja vista, que as empresas com maior faturamento no segmento são marketplaces. Pensando sempre em oferecer inovação tecnológica de alta qualidade, a N2N Virtual executou sua internacionalização no país com as maiores startups de tecnologia:  os Estados Unidos. A empresa oferece uma plataforma que permite a qualquer pessoa criar e gerenciar o seu próprio marketplace, tendo como diferencial oferecer tecnologia de ponta com um valor acessível para pequenos e médios negócios.

A CEO da empresa, Erica Castilho, conta que o plano de internacionalizar veio desde o surgimento da empresa, e que a pesquisa iniciou em 2014 com a ajuda do Sebrae, e continuou com apoio do UKTI e Apex.  Entre os países que foram visitados para completar o processo de expansão estão Estados Unidos, Inglaterra e França. “O brasileiro precisa iniciar seu negócio já de forma global”, enfatiza.

A nova unidade foi aberta em Orlando, Florida,  pensando na facilidade de locomoção para o Brasil e na facilidade de intercâmbio cultural.  Junior Grão, CTO da empresa, explica que foram necessárias poucas alterações na tecnologia, pois a plataforma foi estruturada desde o início para funcionar em qualquer língua e qualquer moeda.

O lançamento da empresa americana foi realizado no final de 2018, e a mesma já atuou num projeto de divulgação na Times Square (NY) de uma grande doceria brasileira com atuação mundial; suporte tecnológico na gestão de e-commerce de uma marca brasileira de sapatos que expandiu para os Estados Unidos, e criação de um e-commerce de auto peças a nível mundial.

Com clientes no Brasil,  Estados Unidos, Moçambique e em lançamento em Portugal, a empresa já possui atuação em 4 países e pretende alcançar ainda mais, ajudando outras empresas a internacionalizar através do e-commerce.

 

Sobre a N2N Virtual

A N2N Virtual lançou sua solução voltada para B2B2C, ou B2B2B em 2016, e validou o MVP (mínimo produto viável) com 700 empresas.  Agora já conta com dezenas de marketplaces lançados e está em tração do seu negócio. A marca já participou de programas como Iniciativa Jovem da Shell, incubação na IETEC da CEFET/RJ, Inovativa Brasil e StartOut Brasil e premiações para participação de missões empresariais para o Vale do Silício, Londres Tech City e Paris. Com posicionamento global, a plataforma já foi lançada para funcionar em qualquer língua e qualquer moeda.

Acompanhamento de métricas para crescimento do negócio

O crescimento do negócio é muito importante porque as empresas mais valorizadas são as que crescem mais rápido (mesmo passando por longos períodos sem lucro).  Com base em um relatório de informações com dados muito relevantes sobre diversos tamanhos de empresas americanas lançado pela Key Banc Capital Markets e informações coletadas durante o SuperLógica Experience, preparei um artigo com pontos chaves e métricas que devem ser acompanhados para cada tamanho de negócio.  Leve em consideração que a variação cambial não foi realizada de forma correta, já que o artigo é uma base para fins de informações e pesquisa.

A primeira dica que deixo é que embora as startups de modelo recorrente estejam sempre preocupadas em acompanhar o Churn, só faz sentido olhar para essa métrica quando você já alcançou a entrada de 5 a 10 novos clientes / mês.

A seguir, definirei os pontos importantes de acordo com cada faturamento de negócio:

 

  • Empresas com faturamento abaixo de 1 milhão

 

Nessa fase da empresa é importante definir o problema, validar a solução e o mercado.  

Entre as métricas que devem ser acompanhadas estão: CAC (custo de aquisição do cliente), MRR (Receita recorrente mensal), Churn (taxa de cancelamento), LTV (valor do ciclo de vida do cliente), TR (Taxa de retenção) e índice de engajamento.

Uma dica interessante de André Baldini, CEO da Superlógica é que quando a empresa tem pouco recurso ela precisa otimizar o recurso que gasta para oferecer o produto correto para o público correto.  Além disso, precisa identificar onde vai investir no marketing, identificar e focar na persona correta, e escolher a melhor região para direcionar investimento. Ele também explica que investir já gerenciando o CAC (Custo de aquisição do cliente), conhecendo o público alvo e o valor do produto ajuda muito.

André completa também que o setor de marketing pode criar um mix de produtos ou plano de assinatura com diversas opções e descontos para garantir a recorrência, e depois oferecer mais produtos como upsell (estratégia de vendas para vender mais para o mesmo cliente).

 

 

  • Empresas com faturamento entre 1 milhão e 5 milhões

 

Essa é a fase de escalar as vendas através de um nicho de mercado, evolução do produto e fazer o roadmap de crescimento.  De acordo com os dados coletados, a taxa de crescimento gira em torno de 100% ao ano. O faturamento por funcionário por ano é de R$ 73.000,00 e em média a empresa apresenta 68 funcionários com 5 milhões de faturamento anual.  

Nessa fase as empresas usam inside sales (vendas internas) + field sales (vendas de campo) de acordo com a seguinte regra:  se o que ganho com cada cliente / ano é até R$1000 realiza-se venda pela internet.  Entre R$ 1.000 a R$ 25.000 realiza-se inside sales, acima de R$ 25.000,00 field sales.  A equipe de inside sales apresenta churn maior que a equipe de field sales.

91% do faturamento das empresas nessa fase provém de novos clientes.  O tempo para recuperar o CAC no Brasil é de 6 meses. Se a empresa alcança 10 novos clientes/mês demora 19 meses para sair do vermelho.  

Na margem bruta entra o cloud, equipe de suporte e ferramentas de suporte.

 

 

  • Empresas com faturamento entre 5 e 10 milhões

 

Chegou a fase em que a empresa deve evoluir o produto, escalar as vendas e alavancar o NPS (Net Promoter Score, uma métrica que tem como objetivo medir a satisfação e lealdade dos clientes com as empresas).  É importante dar muita ênfase a gestão do negócio.

As empresas apresentam taxa de 54%.  O faturamento médio por funcionário é de R$ 1000.000,00.  Média de 100 funcionários, com 10 milhões de ARR (Annual Recurring Revenue, valor recorrente de faturamento anual).

Nesta fase a empresa apresenta aumento de vendas via em field sales.  Taxa de crescimento da empresa em inside sales é de 47% e de field sales 30%. O churn para equipe de inside sales gira em 13% e na equipe de field sales em 8%.

O upsell aumenta para 20% e a concentração de despesas dos setores de marketing e vendas aumenta.

 

 

  • Empresas com faturamento entre 10 e 50 milhões

 

Empresas com esse tamanho focam em elevar o upsell e as vendas, além do NPS e gestão.  A taxa de crescimento é de 27%, enquanto o faturamento por funcionário é de R$ 150 mil.  Em média apresentam 330 funcionários com 50 milhões de ARR.

Empresas nessa fase devem perseguir entre 70 e 80% de margem bruta.

Aqui o foco é adquirir cliente, reter cliente e monetizar.

 

E para as empresas interessadas em crescer o negócio através do e-commerce, fale com um dos nossos consultores ou acesse o nosso trial gratuito por 10 dias.

Para quem está interessado em aumentar as vendas, sugerimos o livro “Como realizar um pitch matador” que pode ser adquirido aqui.

E para quem deseja se tornar um empreendedor digital com ganhos de acordo com a meritocracia e um produto inovador, conheça nosso programa de parceria aqui.

 

Sobre o Superlógica Xperience 2018

O Superlógica Xperience é o maior evento da América Latina sobre o mercado de Assinaturas e SaaS (software as a service). Em 2018 foi realizada sua segunda edição, que ocorreu em Campinas, São Paulo de 07 a 08 de junho.  O evento contou com 2500 participantes de 21 Estados diferentes, com total de 900 empresas.

 

Sobre a autora

Erica Castilho, CEO da N2N Virtual

CEO da N2N virtual com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de software para e-commerce em grandes empresas.  Palestrante sobre marketing digital, e-commerce e empreendedorismo. Mestre em Informática com ênfase em gerência de projetos pela UFRJ, bacharel em Sistemas de Informação, especialista em Marketing Digital.  Nomeada ao prêmio de melhor empreendedora digital de 2018 pela ABCOM.

7 motivos para lançar um marketplace com a N2N Virtual

Sabemos que escolher a plataforma correta é um passo muito importante para lançar o seu marketplace.  Por isso, elencamos alguns diferenciais que podem te ajudar a fazer a escolha correta quanto ao fornecedor para te ajudar com a solução tecnológica:

  • Recursos para marketplace

Se você pensa em lançar um marketplace, uma plataforma de e-commerce padrão não vai oferecer os recursos chave que você precisa.  É necessário analisar se a plataforma vai oferecer formas de você gerir de forma automática e de acordo com a legislação corrente.  

Na N2N Virtual oferecemos formas de cada seller (vendedor) realizar a gestão de suas vendas através de um painel administrativo próprio onde ele poderá controlar o cadastro de produtos, estoque e acompanhar pedidos.  Além disso, o próprio vendedor se cadastra e informa ao marketplace que deseja ser um vendedor. Outras funcionalidades importantes são a moderação do seller e de seus produtos e o acompanhamento de pedidos pelo gestor do marketplace.  

Já para suprir a legislação do Brasil, também já realizamos split do pagamento, onde cada vendedor/seller recebe sua parte do pagamento de forma individual, e o dono do marketplace recebe também seu % de forma automática.

Não obstante, a N2N Virtual foi nomeada para o prêmio de Melhor plataforma de e-commerce em 2018 pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), nomeada para o Santander Empreenda em 2017 e foi selecionada entre as melhores startups para participar do Campus Party (maior evento de tecnologia do Brasil) por duas vezes. Confira aqui nossos prêmios e matérias na mídia.

  • Hospedagem em cloud

Algumas plataformas de código aberto ou baseadas nesse tipo de modelo não oferecem a hospedagem do seu marketplace em cloud (na nuvem).  Normalmente o que elas fazem é realizar a instalação de cada instância do marketplace no próprio servidor de hospedagem do cliente, e dessa forma toda manutenção e suporte relativo a hospedagem fica por conta do cliente.  Se você não possui uma equipe grande de TI para te oferecer suporte corra desse modelo. Dê preferência a uma plataforma que já te ofereça o hosting em cloud.

Nós da N2N Virtual oferecemos ao nosso cliente hospedagem no cloud mais reconhecido no mercado (Amazon), aumentando toda infraestrutura sempre que necessário para que seu marketplace sempre esteja no ar (como no natal, blackfriday entre outros), e cuidando de toda operação de CPUs, memórias e outras partes técnicas e complexas necessárias para o bom funcionamento da sua operação.

  • Inovações automáticas

Quando se fala de tecnologia é sempre importante se manter atualizado e ter recursos de ponta.  Por isso, não adianta ter uma plataforma que é instalada e não te dá novos recursos. As plataformas SaaS (software as service) oferecem além do software / plataforma em si, novas funcionalidades periodicamente.

Na N2N Virtual nós temos um setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D) focado em trazer inovações tecnológicas para ajudar o seu marketplace a vender mais.  Nós estudamos o mercado, identificamos os recursos mais importantes para os nossos clientes e já realizamos o desenvolvimento da solução. O estudo do comportamento do e-consumidor é nossa grande preocupação e por isso realizamos inovação nesse segmento sempre.  Prova disso é que a N2N Virtual já recebeu diversos prêmios por inovação, como por exemplo o prêmio de 10 melhores empresas de TI no Brasil oferecido pelo UKTI em 2014, o prêmio Shell Let`s Go & Trade em 2015, o prêmio de empresa mais inovadora oferecido pela TIRio em 2017 e o prêmio de top 5 melhor startup do StartOut Brasil avaliada pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e ABFrance em 2017.

  • Treinamento técnico

Para ter sucesso no uso de qualquer ferramenta tecnológica você precisa entendê-la muito bem.  Por esse motivo, a sua plataforma de marketplace precisa te ajudar no processo de entendimento.

Na N2N Virtual nós oferecemos aos nossos clientes diversos tipos de material para treinamento, dentre eles:

1 – N2NTraining: treinamento em forma de vídeo aulas ensinando os recursos da plataforma;

2 – N2NHelp: nossa central de ajuda com diversos artigos em forma escrita e passo passo sobre como utilizar os recursos da plataforma;

3 – N2NCamp: treinamento ao vivo e presencial para empresas aprenderem a utilizar os recursos da plataforma.

  • Suporte tecnológico

Além de ter acesso e treinamento sobre uso da plataforma, é importante também que você tenha para onde correr em caso de dúvidas.  Por isso, a sua plataforma precisa oferecer suporte tecnológico e te orientar quando você estiver em apuros.

Na N2N Virtual nós temos o N2NSupport, onde nossos clientes podem abrir tickets e ser orientados bem rapidamente em todo processo em caso de dúvidas.

  • Conteúdo para área de negócios

Uma plataforma que se preocupa com a área de negócios oferece muito mais do que a parte técnica e mostra que entende do mercado.

Na N2N Virtual nós oferecemos para os clientes diversas formas de se prepararem para gerir um negócio de marketplace:

1 – N2NTalks: nosso programa no youtube onde realizamos entrevistas com especialistas e oferecemos dicas e capacitação para gestores de marketplaces;

2 – N2NSchool: cursos a distância em forma de vídeo aulas que preparam os gestores de marketplace em suas atividades do dia a dia;

3 – N2NApp: tudo que o gestor do marketplace precisa para cuidar da sua operação na palma da sua mão;

4 – N2NBlog: artigos sobre e-commerce, gestão de marketplaces, empreendedorismo e muito mais para ajudar nossos clientes a ter sucesso no negócio;

5 – Parceria em eventos: já levamos diversos clientes a participar de conferência e congressos de e-commerce de forma gratuita, ou com descontos que tornam o ingresso totalmente acessível.

  • Benchmark com outros países

Como o Brasil ainda está muito recente no segmento de marketplaces, é muito importante que a sua plataforma realize benchmark e estudo o funcionamento do setor em outros países.  Regiões como EUA por exemplo tem como top 3 de vendas no segmento de e-commerce empresas que são marketplaces, e precisam ser estudadas a fundo.

A N2NVirtual realizou estudo sobre o segmento dentro do setor de pesquisa e desenvolvimento para modelar o negócio e implementar recursos com base em missões empresariais realizadas para os EUA, Londres e Paris, todas com apoio do governo brasileiro, e também do Consulado britânico e agência francesa.  Já em 2014, com o apoio do Sebrae, lançamos a primeira versão da nossa plataforma no TechCrunch, maior evento mundial de tecnologia, que foi realizado em San Francisco, nos EUA.

Além disso, lançamos uma unidade da nossa empresa nos EUA onde temos acesso a tecnologia de ponta, parceiros estratégicos e recursos essenciais utilizados nas vendas online e presenciais vindo desse país que é líder mundial de e-commerce.

Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores, ou crie agora mesmo seu marketplace com nosso plano gratuito de trial.