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Confira matérias sobre o mundo de empreendedorismo

Case de sucesso: Estilo Afro

A Estilo Afro estava com planejamento de se lançar como startup no mercado, atuando num foco de marketplace de nicho para se diferenciar do que já existe atualmente. Mas precisava de um parceiro que oferecesse facilidade no uso da tecnologia e valor acessível.  

O formato de solução totalmente hands on (configurada e alterada pelo próprio cliente), com funcionalidades robustas e com preço acessível para a pequena empresa foi o ponto decisor para a parceria entre a Estilo Afro e a N2N Virtual.

A N2N Virtual oferece para Estilo Afro tecnologia para o funcionamento do marketplace, que engloba a plataforma, infra estrutura em cloud de primeira qualidade, treinamentos online do N2NTalks, N2NCamping e suporte tecnológico do N2NHelp e N2NSupport.  Além disso, a equipe tem acesso ao nosso conteúdo do blog e do N2NTalks, para auxiliar o cliente a ter melhores resultados com o seu negócio.

A N2N Virtual tem ajudado a Estilo Afro a crescer não só através da tecnologia, mas também com apoio na área de negócios.  Além de indicação de fornecedores, exposição da marca e treinamentos, a N2N Virtual também ofereceu ingressos cortesia para participação de fóruns e congressos de e-commerce.

Hoje em dia, a Estilo Afro é o maior marketplace (shopping virtual) voltado para o público adepto ao perfil Afro Brasileiro.   A empresa conecta pequenos fabricantes e vendedores de produtos afro com consumidores que buscam este tipo de estilo em moda e acessórios, contando com a moderação do marketplace para garantir produtos de qualidade e atendimento de excelência.

De acordo com Anderson Assis, fundador da Estilo Afro,  “a plataforma da N2N Virtual foi muito boa para tirar o projeto do papel de forma rápida, e a N2N Virtual está sempre a disposição para melhoria ,suporte e indicação de cursos.”


Conheça o marketplace da Estilo Afro em www.estiloafro.com.br


Quer ajuda no seu projeto de marketplace? Fale com um de nossos consultores, ou crie agora mesmo seu marketplace com nosso plano gratuito de trial.

4 problemas gerados por blog sem faturamento

Grande parte de negócios baseados em blogs ou portais atuam com modelo de publicidade.  Mas vender publicidade na era digital e com tantas opções disponíveis não é uma tarefa fácil, principalmente pelo fato de que pequenas empresas não se preocupam em segmentar seus anúncios, mas focam apenas em realizar publicidade em canais gerais de grande nome ou muito conhecidos.

Por esse motivo, muitos blogs acabam tendo dificuldade em monetizar, e por conta disso enfrentam alguns problemas, dentre eles:

  • Dificuldade em gerar conteúdo

Se o seu blog ou portal não consegue gerar faturamento fica difícil manter uma equipe ou contratar uma empresa para gerar conteúdo.  Mesmo que o dono do negócio seja o responsável em escrever as matérias e posts, sem faturamento você não conseguirá fazer retiradas para se manter, e vai acabar desanimando.  Contudo, o modelo de blogs e portais é todo focado em conteúdo, e sem gerar conteúdo não tem como seu negócio ir para frente.

  • Dificuldade em investir em marketing

Se você deseja vender publicidade tem que ter um número de acesso muitíssimo alto.  Sem investir em marketing isso é impossível. Mesmo que você gere conteúdo para atração no modelo de inbound marketing, ainda assim realizar a divulgação do seu material, atrair leitores, seguidores, realizar branding, e se tornar conhecido é essencial para o modelo de negócios com base em publicidade.  Contudo, investir em marketing demanda capital, e sem faturamento no seu negócio é difícil conseguir realizar esse investimento.

  • Dificuldade em vender

Chega a ser de certa forma engraçado dizer que sem vender você não fatura, e sem faturar você não vende.  É parecido com o problema de saber quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Mas pense o seguinte: para vender, além de investir no marketing que citamos acima, você precisa investir no seu setor comercial.  Contratar equipe de vendas, equipamentos (telefones, computadores, etc), pagar despesas operacionais da sua estrutura, entre outros são ferramentas chave para o sucesso das suas vendas, e sem faturamento fica impossível realizar essas operações.

  • Morte do negócio

Infelizmente a morte do negócio é o resultado da falta de faturamento, pois sem conseguir gerar o conteúdo para o seu blog ou portal, sem investir no marketing para atrair os seus leitores / consumidores dos seus clientes que investem na publicidade através de você e sem conseguir vender a sua publicidade o seu negócio está fadado ao insucesso.  

Quer saber como resolver o problema da falta de faturamento do seu blog?  Converse com um dos nossos consultores.

8 dicas do que não fazer na Black Friday

Esse ano a black friday será realizado no dia 23 de novembro. Esse é um evento muito esperado pelos consumidores, que desejam avidamente aproveitar as promoções. Tradicionalmente esta é uma data que inaugura a temporada de compras natalinas, e ocorre um dia após o dia de Ação de graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta feira do mês de novembro.

Esta festividade foi inicialmente criada nos Estados Unidos e foi se expandindo para o restante do mundo através da tecnologia e globalização. Como complemento ao evento existe também a cyber monday, que é um dia dedicado às compras pela internet e que se celebra na segunda feira depois da ação de graças. (Wikipédia)
Para que os gestores de marketplace se preparem para esses dias, criei uma lista com algumas ações que NÃO devem ser realizadas pelos shoppings virtuais:

 

 

 

 

 

1 – não infle seus preços 
No Brasil já se tornou um mau hábito de algumas empresas aumentarem o preço dos produtos algumas semanas antes para depois abaixarem no black friday com intuito de dizer que estão oferecendo desconto. Mas já existem aplicativos e outros recursos que mostram ao consumidor o preço que o produto estava sendo vendido anteriormente é isso desmascara essa técnica, que eu considero bem anti ética. Muitos consumidores inclusive já apelidaram no Brasil o evento de black fraude devido a essa prática. Então não use nunca esse recurso no seu marketplace.

 

 

2- não perca sua margem de lucro 
Toda promoção para ser realizada precisa ser bem calculada. Não adianta você criar promoções para vender mais e perder sua faixa de lucro. Tem empresa que vende até por valor menor do que o custo de compra, e isso pode te levar à falência. Por isso, vale a pena sentar, verificar o custo de compra, entrega, armazenamento, marketing e etc, colocar tudo na ponta do lápis antes de realizar a precificação que você pode atingir no seu marketplace.

3- não deixe o planejamento para última hora
Para conseguir fazer seu dever de casa direitinho não adianta deixar tudo para última hora. É importante deixar um tempo para planejamento de forma a ter uma execução impecável e evitar dor de cabeça. Se você atua com diversas equipes, comece a dividir as tarefas com antecedência, verifique o prazo que cada um precisa, case os entregáveis de uma equipe para outra para que o trabalho flua com sucesso.
Um ponto chave de sucesso para o marketplace na blackfriday é manter uma boa parceria com os sellers (vendedores). Cada um deles precisa também entrar no clima e criar promoções únicas para o período.

4- não fique quieto
Não adianta ter todo o trabalho de planejar e executar promoções do black friday no seu marketplace se você não anunciar o que está fazendo. Tem uma frase interessante que diz “se até a galinha cacareja quando bota ovo, o empreendedor tem que cacarejar também”. Deixe seu público alvo conhecer suas promoções e as ações que está fazendo. Sente com sua equipe de marketing e já estruture todas as ações de anúncios que vai usar. Redes sociais, google Ads e e-mail marketing boas sugestões. Lembre-se também de validar se o ROI do investimento será válido.

5- não ultrapasse sua capacidade
Lembre-se sempre que você tem uma capacidade de venda no seu marketplace. Verifique se os recursos tecnológicos estão de acordo com o que você planejou. Na N2N virtual atuamos com Cloud exatamente para conseguir ampliar recursos tecnológicos sempre que necessário a fim de aguentar o aumento de acesso nos marketplaces dos clientes.
Outros itens que devem ser verificados é se você é os sellers tem os produtos em estoque, se o prazo de entrega configurado poderá ser cumprido, se a sua equipe de SAC conseguirá atender os clientes a tempo de não perder as vendas e criar um plantão 24h para atendimento quando necessário.

6 – não crie metas não atingíveis 
Lembre-se que o objetivo do black friday é aumentar as vendas, e por isso é necessário criar metas de vendas atingíveis. Pense em qual lucro deseja obter, número ou volume de produtos a serem vendidos, novos clientes a serem atraídos, ticket médio, retorno de clientes… Mas crie sempre metas que você possa atingir de acordo com o investimento que está disposto a investir.

7- não tente competir em preço com os grandes 
Os grandes marketplaces conseguem sempre preços melhores com fornecedores devido ao grande número de compras que realizam. Lembre-se que você não conseguirá competir pelo preço, então estabeleça outras estratégias de competição. Produtos exclusivos, serviço diferenciado, atendimento personalizado, entre outros, são ótimas técnicas para conseguir se destacar.

8 – não coloque tudo em promoção 
Defina no seu marketplace os produtos que mais valem a pena colocar em promoção. Pense na concorrência e no que você pode oferecer melhor. Pense também na sua estratégia de giro. Produtos que normalmente já vendem muito provavelmente não terão muita diferenciação no black friday, mas produtos parados no estoque ou que estão para sair de linha podem ser uma excelente alternativa para ampliar as vendas.

Espero que essas dicas te ajudem a vender mais no seu marketplace. E se você deseja experimentar gratuitamente nossa plataforma fale com um consultor ou crie um trial.
Aproveite para aprender mais sobre gestão de marketplace com nossos curso no N2NSchool.

Erica Castilho, Dra Marketplace.

CEO da N2N Virtual ganha programa sobre e-commerce na Flórida

Em missão de internacionalização para Florida, Erica Castilho, a “Dra Marketplace”, CEO e fundadora da N2N Virtual, foi convidada a apresentar o programa Venda+ durante o Show da Tarde na Radio Florida Brazil.
O programa tem como foco brasileiros que atualmente queiram empreender ou expandir seus negócios na Flórida. De acordo com o Department of Homeland Security e da American Community Survey, a Florida concentra a maior comunidade de brasileiros nos Estados Unidos. Recentemente, o Consulado-Geral do Brasil em Miami, divulgou que cerca de 300 mil brasileiros residem na Flórida.
Com mais de 15 anos atuando com tecnologias para e-commerce, Erica trará informações sobre o mercado de e-commerce, dicas para descomplicar esse mundo e abordará ainda informações sobre empreendedorismo, vendas e marketing. O “Venda+” pode ser ouvido toda quarta feira às 14h da Flórida ou 15h horário de Brasília pelo app da Radio Florida Brazil, tunein ou pelo site www.radiofloridabrazil.com.

Sobre a Radio Florida Brazil

A Radio Florida Brazil hoje é a rádio mais ouvida pelos brasileiros na América. As atividades foram iniciadas no ano de 2016 com o objetivo de fazer companhia aos que estão distantes de sua terra natal e que vivem na Flórida e em diversos outros estados americanos e países.O objetivo é trazer dicas sobre tudo o que acontece na América e como de fato as coisas funcionam no país das oportunidades. Tudo isso regado a muita música, entretenimento, shows, promoções, prêmios, informação e muita diversão.

Sobre a N2N Virtual
A N2N Virtual lançou sua solução voltada para B2B2C, ou B2B2B em 2016, e validou o MVP (mínimo produto viável) com 700 empresas. Agora já conta com dezenas de marketplaces lançados e está em tração do seu negócio. A marca já participou de programas como Iniciativa Jovem da Shell, incubação na IETEC da CEFET/RJ, Inovativa Brasil e StartOut Brasil e premiações para participação de missões empresariais para o Vale do Silício, Londres Tech City e Paris. Com posicionamento global, a plataforma já foi lançada para funcionar em qualquer língua e qualquer moeda.
www.n2nvirtual.com.br

KPI key performance indicator with idea bulb lamp and dart successful on bullseye, Smart goals concept for success business
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Abrindo a mente para internacionalização de marketplace

Em 2014 fiz minha primeira missão empresarial internacional para o Vale do Silício com o apoio do Sebrae, que selecionou minha startup como uma das top 15 do Rio de Janeiro para o programa Sebrae TechCrunch.  Durante essa missão eu e meu sócio tivemos a oportunidade de conhecer melhor o ecossistema empreendedor de São Francisco, visitando diversas startups de sucesso como Google e Facebook, Twitter, aceleradoras de renome, incubadoras e participando do maior evento de tecnologia mundial, o TechCrunch, onde fizemos o lançamento oficial da nossa primeira solução para marketplaces e a validação da nossa ideia em escala mundial.

Em 2015 repetimos a dose dos EUA e fomos também conhecer o ecossistema de Londres, UK através de um convite do Consulado Britânico e UKTI, e uma premiação que recebi da Shell Livewire, um programa social de empreendedorismo da Shell.  Lá tivemos a oportunidade de conhecer outros tipos de incubadoras, aceleradoras, co-workings e participar da London Tech Week, o maior evento de tecnologia da região. Também tivemos acesso a uma ampla pesquisa de mercado sobre nosso setor, disponibilizada por uma consultoria reconhecidamente capacitada.

Já no final de 2017 fomos premiados pelo programa StartOut Brasil para participar de uma missão internacional a Paris, França.  E lá além de visita ao ecossistema conseguimos realizar diversas reuniões com fornecedores e parceiros e ter acesso a informações sobre o segmento de marketplaces na Europa.

Toda essa experiência em nível internacional me trouxe alguns aprendizados que acho muito relevante compartilhar:

  1. O brasileiro precisa abrir a mente sobre como tem capacidade de alcançar novos voos.  Enquanto americanos, chineses e indianos criam uma empresa já pensando em atingir o mundo, aqui nos preocupamos em atingir um determinado bairro, Estado e raramente o país.  Eu sempre brinco que na nossa empresa temos a síndrome do Pink e o cérebro, queremos dominar o mundo! Nosso objetivo é revolucionar o mundo do e-commerce, um marketplace por vez.
  2. Em Londres o hábito de networking é extremamente forte.  Eles ajudam o ecossistema a crescer. Se não conseguem te ajudar, ou te passar uma informação eles sempre te indicam o melhor caminho a seguir.  
  3. Falhar é importante.  Nos EUA a cultura de falhar para alcançar melhores resultados é nativa em todos.  Eles levam em consideração que a pessoa que teve uma empresa que falhou terá aprendido e fará melhor na próxima empresa.  No Brasil a maior parte das pessoas tem vergonha em falhar, e você acaba sendo mal visto por isso.
  4. Nosso governo tem vários programas de apoio à internacionalização por meio do Sebrae, Apex, Anprotec, e outros.  Basta acompanhar informações para ter acesso. Como os programas são sem fins lucrativos, eles subsidiam todo o calendário, consultorias, visitas e outros, e na maior parte você apenas gasta com passagem e hospedagem.  Alguns deles inclusive realizam premiações para as melhores empresas ofertando a passagem. Em uma das nossas viagens eu recebi integralmente as passagens, e na outra a viagem inteira foi subsidiada para mim e para meu sócio.
  5. O  mercado de e-commerce na França é super maduro.  O hábito de consumo pela internet é amplo e vale a pena estudar os cases de marketplace por lá.  As maiores vendas de produtos pela internet são realizadas em marketplaces.
  6. Nos países mais desenvolvidos os empreendedores têm o hábito de compartilhar experiências.  Até mesmo concorrentes se reúnem para discutir sobre o mercado. Aqui no Brasil ainda estamos engatinhando um pouco nesse caminho.  Os brasileiros ainda preferem deter a informação na ilusão de que isso dá algum diferencial. Vide no dia a dia dos funcionários que a maioria gosta de reter a informação na esperança de se tornar extremamente necessário para a empresa.

O Brasil hoje tem alguns produtos reconhecidos mundialmente, tais como cachaça, café, grãos, dentre outros.  Muitos desses produtos já estão sendo exportados em lote B2B (business to business – de empresa para empresa), contudo temos pouca operação de exportação B2C(business to consumer – de empresa para consumidor) acontecendo.  Grande parte da nossa população realiza importação de produtos de marketplaces externos, tais como Alibaba e e-bay. Em grande parte isso se dá pelo baixo custo relacionado a esses produtos, como por exemplo no segmento de eletrônicos.  Contudo, existem alguns segmentos onde temos produtos exclusivos e que podem ser trabalhados de forma internacional. Basta que o gestor do marketplace estude informações sobre o seu portfólio, seu público alvo e como a operação pode ser realizada.

O e-commerce permite um fácil acesso à globalização, contudo diversos marketplaces de nicho não estão aproveitando essa oportunidade.  Para facilitar o seu planejamento, criei um e-book com informações que vão te ajudar a se estruturar e abrir a sua mente com a possibilidade de internacionalização.  Para fazer download do e-book acesse https://ebook.n2nvirtual.com.br/internacionalizar-marketplace.

[E-book] Oportunidades para internacionalizar o seu marketplace

O Brasil hoje tem alguns produtos reconhecidos mundialmente, tais como cachaça, café, grãos, dentre outros.  Muitos desses produtos já estão sendo exportados em lote B2B, contudo temos pouca operação de exportação B2C acontecendo.  Grande parte da nossa população realiza importação de produtos de marketplaces externos, tais como Alibaba e e-bay. Em grande parte isso se dá pelo baixo custo relacionado a esses produtos, como por exemplo no segmento de eletrônicos.  Contudo, existem alguns segmentos onde temos produtos exclusivos e que podem ser trabalhados de forma internacional. Basta que o gestor do marketplace estude informações sobre o seu portfólio, seu público alvo e como a operação pode ser realizada.

O e-commerce permite um fácil acesso à globalização, contudo diversos marketplaces de nicho não estão aproveitando essa oportunidade.  Para facilitar o seu planejamento, criamos um e-book com informações que vão te ajudar a se estruturar e abrir a sua mente com a possibilidade de internacionalização.

Para acessar o e-book, clique aqui.

CEO da N2N Virtual realiza apresentação no Fórum investimento e internacionalização

A N2N Virtual, que oferece soluções para quem deseja criar e gerenciar seu próprio marketplace, irá participar do Hacking Rio 2018.  Erica Castilho, CEO da empresa, realizará uma apresentação sobre solução para marketplace durante o I Rio Fórum – internacionalização de startups e investimentos.

A startup, que foi acelerada pelo Inovativa Brasil em 2017, participou também de outros programas governamentais com foco em internacionalização apoiados pelo MDIC, Sebrae, Apex e Anprotec, como StartOut Brasil e Sebrae Tech Crunch.  Além disso, foi apoiada pelo programa Shell Livewire para realizar missão Internacional a Londres a convite do Consulado Britânico e do UKTI, e incubada pela IETEC na CEFET RJ até 2017.

O Hacking.Rio promete ser o maior evento de inovação do Rio de Janeiro. Durante um final de semana, o evento reunirá mais de dois mil participantes, entre inovadores, empreendedores, especialistas e potenciais investidores para o processo real de transformação do Rio Smart City 2020.

Fruto do movimento Juntospelo.Rio, o Hacking.Rio será composto por três eventos – Rio Hackathon, Rio Summit, e Rio Forum e promoverá uma intensa troca de experiências e de soluções em prol do estado. Inspiração para a nova geração!

O Hacking.Rio será realizado entre os dias 27, 28 e 29 de julho em um dos mais recentes símbolos de inovação da cidade, o edifício Aqwa Corporate, localizado no Porto Maravilha.

Durante o Rio Fórum, o Hacking.Rio pretende unir investidores e empresários com a capacidade de superação do Rio de Janeiro para potencializar co-investimentos, acordos de cooperação e troca de conhecimento entre os polos de diversos países.

O objetivo é gerar oportunidades de desenvolvimento de novos talentos nas áreas de tecnologia e business e expandir negócios locais, com foco no mercado global. Hubs de inovação, startups e scaleups de diversos países estarão presentes na cidade maravilhosa – o Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar no pilar Inovação do Índice de Cidades Empreendedoras 2017 da Endeavor, que anualmente analisa o ambiente empreendedor no Brasil.

N2N Virtual te ajuda a participar do MLExperience

Pensando sempre em oferecer melhores benefícios para nossos clientes, fechamos uma parceria com o Mercado Livre com oferta exclusiva para a rede da N2N Virtual participar do evento MLExperience:  20% de desconto na aquisição de ingresso.

Marcada para o dia 1º de setembro de 2018, a terceira edição do Mercado Livre Experience – um dos maiores eventos de e-commerce do país – promete bater a marca de 10 mil de pessoas vivendo juntas uma experiência de imersão em conteúdo, networking e negócios.

Quem esteve no evento em 2017 pretende voltar este ano! 100% dos participantes confirmaram interesse em voltar nesta edição e estão com a expectativa lá em cima. Afinal, foram quase 10 horas de conteúdo distribuídas em sete salas que funcionavam simultaneamente. Um dia intenso de aprendizados e oportunidades para conhecer novos parceiros entre os 56 estandes dos patrocinadores e apoiadores.

Guiados pelo mestre de cerimônias Marcos Piangers – jornalista e autor do livro “O papai é pop” -, os 85 palestrantes se revezaram nos sete palcos do evento, discutindo experiência do consumidornovas tecnologias e aplicaçõesinovação e comportamento. Entre os nomes que fizeram valer o ingresso para 95% do público estavam: Nir Eyal, autor do best-seller “Hooked, how to build habit-forming product” e professor da Stanford, Sam Lown, CTO da Cabify, Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, Leandro Herrera, CEO da Tera, Stelleo Tolda, COO do Mercado Livre e outros executivos da companhia.

Crescimento contínuo

Para 2018, o evento quer ir além. Seja aumentando a área do evento para abrigar um público 72% maior. Mas, principalmente, proporcionando experiências capazes de impactar o mercado de e-commerce.

“O Mercado Livre Experience sintetiza o que é o Mercado Livre, sempre melhorando e se aprimorando com uma energia incrível”, conta Stelleo Tolda. E é essa energia que vai contagiar os pavilhões do São Paulo Expo em setembro.

Serão oito salas de conteúdo simultâneos, trazendo temas de inovaçãotecnologia e e-commerce. Com nomes como Josh Silverman, CEO do Etsy e ex-CEO de empresas como Shake Shack e Skype, em uma área de 26 mil m² com estandes preparados para gerar negócios tanto para os expositores, como para os visitantes, promovendo muito networking.

E, por falar em networking, o Mercado Livre Experience quer que você aproveito ao máximo o dia para fazer contatos. Por isso, fará a transmissão simultânea de todas as palestras em telões distribuídos nas áreas de exposição. Assim, você pode acompanhar o conteúdo através do fone de ouvido ao mesmo tempo que circula entre os estandes.

Quer participar do Mercado Livre Experience 2018 com condição especial?

Para ter acesso ao desconto, adquira o ingresso no site https://www.mercadolivreexperience.com.br/ adicionando o cupom de desconto ML18-N2NV.

Lançamento da primeira Escola de Negócios focada em gestão de marketplaces

Muitas empresas atualmente têm voltado sua atenção para o tema “marketplace” ou shopping virtual, que é um tipo de e-commerce onde pode-se comprar produtos ou serviços de diversos vendedores diferentes, cada um realizando a gestão do seu estoque e dos seus pedidos individualmente.  No Brasil, esse tema começou a ser mais trabalhado por volta de 2014, e por ser bastante recente, existe uma deficiência de informações de qualidade e capacitações para empreendedores e startups interessadas em lançar seu próprio marketplace.

Para suprir essa deficiência, a N2N Virtual, empresa focada em oferecer soluções para que qualquer pessoa possa criar e gerenciar seu próprio marketplace, criou a N2NSchool, a primeira Escola de Negócios online focada em oferecer formações para os gestores de marketplaces  e empreendedores que querem iniciar neste segmento a cuidarem melhor dos seus shopping virtuais.

Os primeiros cursos já estão com matrículas abertas e serão disponibilizados totalmente online, e no formato de workshop, onde o aluno receberá ferramentas para trabalhar o seu planejamento durante as aulas.  Entre as primeiras formações disponibilizadas serão abordados temas sobre validação da ideia de negócio de marketplace, ecossistema e atividades diárias do gestor de marketplaces, além de planejamento estratégico e financeiro.

Os cursos serão ministrados por especialistas do segmento de marketplace, de forma a melhorar a adaptação de metodologias de mercado para o que o gestor de marketplace realmente precisa.

Para conhecer as datas disponíveis e mais informações acesse https://www.n2nvirtual.com.br/n2nschool/

Sobre a N2N Virtual

A N2N Virtual lançou sua solução voltada para B2B2C, ou B2B2B em 2016, e validou o MVP (mínimo produto viável) com 700 empresas.  Agora já conta com dezenas de marketplaces lançados e está em tração do seu negócio. A marca já participou de programas como Iniciativa Jovem da Shell, incubação na IETEC da CEFET/RJ, Inovativa Brasil e StartOut Brasil e premiações para participação de missões empresariais para o Vale do Silício, Londres Tech City e Paris. Com posicionamento global, a plataforma já foi lançada para funcionar em qualquer língua e qualquer moeda.

 

6 passos para encantar o cliente no seu marketplace através do Customer Success

David Blanke, especialista em Customer Success (Sucesso do cliente) e CEO da empresa Client Success participou recentemente como palestrante no evento Superlogica Xperience 2018 oferecendo diversas dicas para que empresas consigam entender a necessidade do Customer Success, implantar e gerir essa metodologia.

Pensando em formas do dono do marketplace pensar fora da caixa e começar a se posicionar como startup de tecnologia, eu adaptei o conteúdo ensinado para se encaixar no mercado de shopping virtuais e conseguir repassar o ensinamento para os gestores de marketplaces.  

Durante seu discurso David enfatizou que Customer Success é a chave de sucesso para qualquer negócio, e faz parte da cultura da empresa.  Para tal, ele direcionou alguns pontos chaves sobre atividades relacionadas a Customer Success:

  1. O processo deve iniciar pelo CEO


    Para se implantar essa metodologia, o processo deve começar com o CEO (Chief Executive Office) do marketplace, que precisa investir tempo e dinheiro para que o Customer Success seja um sucesso.  Parte do tempo do CEO deve ser gasto ouvindo os consumidores do marketplace para entender quais são as dores do cliente, o que estão buscando no momento, e se o marktetplace está conseguindo resolver o problema do cliente de forma eficiente.  Além disso, o CEO deve olhar as métrica de customer success em reuniões periódicas.


     

  2. Customer Success é para toda equipe

     
    Toda equipe do marketplace deve focar em customer success.  O que cada pessoa do time faz tem que atender sempre as necessidades do cliente.  A vertical de cada área tem que deixar de existir dessa forma, e as áreas tem que ser estruturadas com o consumidor do marketplace como centro de tudo.


  3. Entender a jornada do consumidor 


    De acordo com uma citação de Jeff Bezos, para entender a jornada do consumidor o gestor do marketplace deve começar com o consumidor e depois ir voltando no processo.  O foco deve ser sempre no consumidor. Nesse item é importante entender qual caminho o seu consumidor faz até realizar uma compra no seu marketplace.


  4. Construir experiências extraordinárias

    Após realizar uma compra, é importante gerir a satisfação do cliente. O objetivo é que o cliente se torne um fã do marketplace, compre mais e comece a divulgar a marca.  Para tal, é importante construir uma experiência extraordinária no pós venda.


  5. Ouvir o cliente

    Ouvir e entender os valores do cliente, os critérios de sucesso, objetivos chave e desejos são essenciais para oferecer um bom atendimento ao consumidor do marketplace.  Clientes tem expectativas diferentes e você precisa saber gerenciar clientes insatisfeitos. Uma citação do Bill Gates, fundador da Microsoft, defende que os clientes insatisfeitos são a maior fonte de aprendizado para as empresas.



  6. Medir e aprimorar


    Após implantar a metodologia, é importante que o gestor do marketplace comece a medir e aprimorar o customer success.  Dentre KPIs importantes para acompanhamento especificamente de marketplaces estão: taxa de clientes que recompram, taxa de clientes que não recompram, frequência de visitas e frequência de compras.

 


E se você está pensando em abrir o seu marketplace, experimente grátis a nossa plataforma, solicite um demo ou entre em contato com nossos consultores.


Sobre o Superlógica Xperience 2018

O Superlógica Xperience é o maior evento da América Latina sobre o mercado de Assinaturas e SaaS (software as a service). Em 2018 foi realizada sua segunda edição, que ocorreu em Campinas, São Paulo de 07 a 08 de junho.  O evento contou com 2500 participantes de 21 Estados diferentes, com total de 900 empresas.

 

Autora: Erica Castilho, CEO da N2N Virtual