Os desafios de vender e gerir um Marketplace

14 de janeiro de 2015
14 de janeiro de 2015 n2nvirtual

Os desafios de vender e gerir um Marketplace

Os Marketplaces, que são uma espécie de shopping virtual, crescem em número e qualidade. Mas é importante ressaltar que a operação de vender em marketplace é muito mais complexa. Há dependência de uma plataforma com regras de negócios particulares e a necessidade de integrações entre diferentes sistemas, o que dificulta demais a operação de qualquer empresa.

Deixando de lado os investimentos com estrutura física (computadores, estoque etc), o custo inicial para começar a vender dentro de um marketplace é muito menor que e-commerces tradicionais. Isso porque marketplaces, em geral, possuem pacotes de soluções e recursos integrados, já incluídos no custo da comissão. Você não precisará se preocupar com a criação de um site, contrato com intermediadores de pagamento, sistemas de análise de risco ou ainda, fazer altos investimentos em marketing. O custo de publicidade em um marketplace é compartilhado entre todos os anunciantes e, portanto, o custo real pago sobre cada venda costuma ser bem menor que e-commerce convencionais.

Quanto aos comerciantes, além dos pequenos, empresas de médio e até grande porte aderiram aos marketplaces, buscando um complemento em suas vendas, de olho no consumo online que, só em 2013, movimentou R$28bi. Porém, em meio a tantas ofertas nos marketplaces, há a necessidade de se destacar entre os demais vendedores. Colocar um produto no topo das listas de buscas não é tarefa fácil e para isso, é preciso vender mais. Desta forma, resta aos vendedores adotarem estratégias como preços mais atraentes, entregas mais rápidas etc.

Como a maioria dos marketplaces leva em consideração a qualidade geral da operação dos anunciantes para definir as empresas que ficarão no topo dos resultados de busca, os e-commerces com uma retaguarda organizada, através de sistemas próprios pra isso, largam na frente dos demais, já que uma estrutura eficiente, do ponto de vista tecnológico, permite envios mais rápidos e atendimento de melhor qualidade.

Além disso, as vendas dentro de um marketplace demandam captura de dados e realização de tarefas específicas dentro de cada site. Isso faz com que exista a necessidade de automatização. A tecnologia, portanto, não faz com a operação fique melhor, pura e simplesmente, mas, sobretudo, mais barata.

Por fim, gerir um marketplace do tamanho do mercado livre não é tarefa fácil. O maior desafio, sem dúvida, é tornar a experiência de compra do consumidor a melhor possível. Oferecer diversas formas de pagamento, criar meios de segurança na plataforma, onde os vendedores sejam constantemente avaliados, reduzir as etapas do fechamento de uma venda e fomentar a plataforma sempre com as melhores ofertas são os desafios que um marketplace deve lidar, todos os dias, incansavelmente.

– Fonte: https://startupi.com.br/2015/01/os-desafios-de-vender-e-gerir-um-marketplace/

 

, ,